domingo, 30 de setembro de 2012

A Águia Que Vive Como Galinha Leu O Livro "A Águia E A Galinha" (por José Eduardo Bertoncello)



A Águia Que Vive Como Galinha
Leu O Livro "A Águia E A Galinha"
(por José Eduardo Bertoncello)


Ela agora sabe que é uma águia.



     O livro "A Águia E A Galinha" de Leonardo Boff, trata de uma parábola para uma terrível condição humanda: a de viver sendo menos do que você pode ser.
Resumo básico: Uma águia acaba sendo criada com galinha e vive como tal, até que um naturalista investe nela, para que retome sua condição natural, de ave de rapina. Boff usa essa historieta para falar de aspectos psicológicos e filosóficos de viver sendo menos do que seu potencial permite.
     A águia da história, por azar, acaba sendo programada para viver como galinha. A águia tem potencial para ser águia, mas não sabe usá-lo, nem sabe que o tem. Vive de um modo que não faz pleno uso dele. É como um carro de corrida indo bem devagar, numa velocidade inferior a que pode atingir.
     Não é culpa de ninguém, não há um inimigo a enfrentar, do qual possa se libertar e depois se vingar. Não é uma história de Conde De Monte Cristo. O que lhe aconteceu foi acidental.
     A águia vê semelhantes fazendo coisas diferentes do que ela faz e obtendo coisas diferentes do que ela tem. Ela sente algo, ela se interessa por aquelas ações e resultados novos. Ela admira seus semelhantes, ela os inveja. Ela quer o que eles fazem e tem. Não apenas por inveja, mas porque ela tem um direito natural a ser como eles.
     É uma parábola, uma metáfora. A águia vivendo como galinha é o ser humano vivendo com sub-humano. É o homem vivendo uma vida inferior àquela que pode viver, uma vida mais tediosa, mais difícil, mais pobre.
     Uma pessoa vive como galinha (uma vida menor) e pode nem mesmo perceber que é totalmente igual a pessoas que vivem como águias (vidas entusiasmantes, plenas, ricas, cheias de amor, de arte e de realização). Pode nem perceber que é tão capaz quanto elas. Nunca fez uso das suas habilidades máximas que seu potencial permite. E foi programada para viver de outro jeito, com muito menos, para viver como uma galinha.
     Imaginemos que a águia-galinha lê o livro "A Águia E A Galinha", de Leonardo Boff. Ela chega a algumas conclusões, pelo menos em nível intelectual.
     Ela é uma águia e não uma galinha. Está vivendo, portanto, de forma errada.
     Ela é uma águia igual àquelas que viu, que admirou. Pode e quer fazer tudo o que elas fazem, ter tudo o que elas têm.
     Ela é uma águia e deve viver como uma águia. Se optar por continuar a viver como galinha, estará sendo covarde ou idiota ou louca.
     Ela agora sabe que é uma águia. Sabe do que é capaz.
     Essa águia é você, caro leitor. Mesmo que não tenha lido o livro, você leu o meu texto. Agora, você sabe. Você é uma águia vivendo como galinha, é um ser humano tão talentoso potencialmente quanto os maiores entre nós, vivos ou mortos. Tem o potencial para ser um Einstein, um Da Vinci, um Phelps, um Bolt.
     Qualquer pressão para que a águia viva como uma galinha é prejudicial a ela. Ou vem de tolos que não a veem como tal, não enxergam sua natureza... Ou vem de inimigos que desejam privá-la de seus poderes e sucesso por algum motivo egoísta (sadismo, inveja, escravidão). E todos sabemos que há muitos assim, que para garantirem sua superioridade procuram sabotar os outros, que consideram a concorrência, prendendo-os numa inferioridade artificial.
Porém, o fato de alguns não a reconhecerem como águia, de tentarem declará-la uma galinha, não muda sua natureza.
     Ser menos do que você pode ser é a mais terrível de todas as tragédias. Sei disso porque faço parte da humanidade que a vive. Por isso, numa compaixão por quem me lê, digo: Leia o livro de Boff e outros livros assim. Pelo menos, irmãos e irmãs, pensem no assunto, sintam o calafrio da verdade e o ímpeto de se transformar:
A MAIORIA DE NÓS VIVE SENDO MENOS DO QUE PODE SER. VOCÊ É UMA ÁGUIA, CARO LEITOR!


Confira o site dos autores dessa tirinha inspiradora: http://10paezinhos.blog.uol.com.br/

3 comentários:

  1. Leia o livro em: http://www.olimon.org/joseluis/a_aguia_e_a_galinha.pdf

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Eu sou águia! Galinha só de vez em quando.....

    ResponderExcluir
  3. Bertoncello consegue que nos voltemos para dentro, em análise. Medimos a dimensão da nossa existência e então percebemos, que notadamente às vêzes, minimizamos nossas conquistas, peiamos nossos passos, medimos mal nossos horizontes.

    Porque afinal, se temos envergadura de asas para grandes voos, postamo- nos limitados para o alarido e voos curtos e rápidos das galinhas .

    Gostei muito Bertoncello !

    ResponderExcluir